"a poesia é pintura falante"
(ut pictura poesis)
À poesia dita confessional falta-lhe o fingimento poético, sem o qual o poema se fica pelo “Ah...”, pelo “Oh....” e pelo “Ai”, metaforicamnte falando, claro. É como uma pintura gestual - imediata - a que falta a técnica para distingui-la de um acaso feliz ou infeliz.
No entanto a espontaneidade treina-se, o que parece contraditório.
A propósito do processo primário e secundário que, mais uma vez, acabo de sugerir (v. poesia e sonho neste blog), fica esta nota de
roda- pé :
Processo primário, processo secundário
Os dois modos de funcionamento do aparelho psíquico, tais como foram definidos por Freud. Podemos distingui-los radicalmente:
a) do ponto de vista tópico: o processo primário caracteriza o sistema inconsciente e o processo secundário caracteriza o sistema pré-consciente-consciente:
b) do ponto de vista econômico-dinâmico: no caso do processo primário, a energia psíquica escoa-se livremente, passando sem barreiras de uma representação para outra, segundo os mecanismos de deslocamento e condensação; tende a reinvestir plenamente as representações ligadas às vivências de satisfação constitutivas do desejo (alucinação primitiva). No caso do processo secundário, a energia começa por estar «ligada» antes de se escoar de forma controlada; as representações são investidas de uma maneira mais estável, a satisfação é adiada, permitindo assim experiências mentais que põem à prova os diferentes caminhos possíveis da satisfação.
A oposição entre processo primário e processo secundário é correlativa da oposição entre princípio de prazer e princípio de realidade.
(resumo do tema transcrito de “Vocabulário da Psicanálise” por J. Laplanche e J.-B. Pontalis)
3 Comentários:
Mera curiosidade: Conhece a poesia de Antero de Alda?
Acabo de conhecer uma amostra de poesia visual, ao pesquisar agora pelo nome A de A na internet. Tem uma página interessante. Obrigado pela sugestão
Se se interessar também por poesia sonora, posso sugerir um outro nome:Américo Rodrigues.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial