domingo, abril 23, 2006

Anti Grafitti System

Image hosting by Photobucket


Hoje encontrei na minha rua a Anti Graffiti System. A empresa parece subsistir, com estrutura montada, utilizando uma carrinha com o letreiro pintado, Anti Graffiti System, na frente, sobre o pára-brisas, ou na parte lateral, em português, Manutenção Anti-graffit (transcrevo o que leio). É uma brigada que limpa paredes para que os prédios recuperem a pureza original, em vez exibirem a marca transgressora dos que espalham sonhos e pequenas ou grandes revoltas nas paredes,


Image hosting by Photobucket
com cores e traços mais ou menos canónicos, na inversão de lettering de ângulos e curvas criativas.


Image hosting by Photobucket
E eles, os da AGS, subsistem na limpeza a jacto, vivendo à custa de grafiteiros que lhes pintam o salário pela cidade.


Image hosting by Photobucket
É inevitável não pensar no garoto de Charlot, que partia vidros para que, em seguida, o Charlot vidraceiro os colocasse de novo.


Image hosting by Photobucket

3 Comentários:

Às 3:03 PM , Blogger Carpinteiro disse...

Caro António Ferra,

Faz de facto lembrar o filme de Charlot - é um círculo algo irónico e, para além de causas ou consequências, um produto da nossa sociedade urbana e desigual, mais, ou menos, periférica.

Aproveito para agradecer o seu comentário e referência ao [feel:_____THAT] no seu blog.

 
Às 10:59 AM , Blogger António Ferra disse...

há gafittis de muita qualidade. Talvez há cerca de 5 anos tive um aluno que fazia grafitti a sério. Explicou-me bem os processos técnicos e éticos desta manifestação, mostrou-me a identidade de certos famosos nesta área, principalmente na zona do Marquês de Pombal - Amoreiras e Benfica. Acabei por compreender que "isto" não é só depejar raivas e sujar paredes. Concordo, em parte, com o comentário do Tiago «talvez fosse bom começar a usar o termo graffiti apenas para aquilo que realmente o é: os desenhos que embelezam verdadeiramente algumas paredes.» Mas a necessidade de um espaço transgressor é que nos baralha. Se se tirar um certo toque de transgressão do grafitti, mesmo do "académico", ele é apenas beleza por beleza e falta-lhe o resto.

 
Às 5:40 PM , Blogger Pedro Soares Neves disse...

Mas vale tarde que nunca...
No meu percurso de vida desenvolvi juntamente com mais uma vintena de pioneiros as primeiras manifestações deste genero de expressão com lata de aerosol, mais tarde parei de praticar e passei por um trilho academico o qual ainda desenvolvo sobre a matéria, efectivamente uma das razões que me fez parar à já 8 anos foi a comercialização não só dos agentes anti graffiti assim como os pro graffiti. É necessário estar atento pois não só de latas de spray pode ser feita a expressão, campos onde o meio da arte que financia vidas incognitas (como banksy por exemplo) continua a ser vergonhoso, temos que pensar melhor sobre o que nos rodeia...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial