sexta-feira, fevereiro 03, 2006

sobre a importância das limas



















Uma lima é constituída por uma barra metálica (de aço...) onde se inscrevem sucessivos sulcos a uma distância mínima. Serve para desgastar, “comer” ou alisar certas superfícies de outros materiais, principalmente madeira e ferro. O desgaste provocado pela lima na superfície a tratar é feito por sucessivos cortes minúsculos, motivados pelo movimento da mão pressionando a lima. O fundamental para que este desgaste se verifique, através do atrito, é a existência de uma superfície rugosa (da lima) em fricção com uma superfície (mais) lisa. A qualidade da lima varia com uma boa relação forma função - o design -, com qualidade do aço e com o modo como os cortes são traçados. Terão de ser sempre oblíquos para vencer a resistência e facilitar o movimento manual. Há, no entanto, limas com espigões, mais próprias para madeira. São as grosas. Geralmente pretende-se, com a limagem, alijar matéria inútil da parte limada, que se transforma em serradura, no caso da madeira, ou em limalha, no caso do ferro. Desperdícios.

Também se podem limar palavras e textos escritos, para obter maior precisão e ajustamento da forma à sua função linguística. É um trabalho paciente, de alta precisão, feito por várias tentativas.

Image hosting by Photobucket
instalações desactivadas da fábrica de Limas Fèteira, em Vieira de Leiria

3 Comentários:

Às 9:31 AM , Blogger Zeca disse...

Não te conhecia e tive a agradável surpresa de encontrar um cantinho tão simples e directo.
Passarei cá mais vezes, concerteza.
Mas antes quero dizer-te que este post foi para o Plagiadíssimo.
Passa por lá e fica bem.

 
Às 12:19 PM , Blogger António Ferra disse...

há uma breve referência à lima dos corta-unhas, no respectivo post, mais abaixo, no dia 15 de janeiro.

 
Às 5:53 PM , Blogger acquagold disse...

Apenas quero fazer um pequeno reparo.
A legendagem que faz da fabrica de limas Tome Feteira está errada. Neste momento é uma empresa moderna, funcional, cotada como a melhor europeia, e a exportar para mais de 60 países.

www.tomefeteira.com

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial