sexta-feira, setembro 30, 2005

grevas

Image hosted by Photobucket.com


As grevas eram uma espécie de ligadura feita de um tecido quente, tal como a lã. Mas eu já vi um exemplar de grevas em burel, que, além de fornecer calor, é um tecido bastante resistente. Quando eu era criança brincava com uma grevas que o meu pai tinha herdado de um tio dele, o João. Tinham por função proteger as pernas e facilitar os movimentos, sem que as calças se prendessem a elementos acidentais, como ramagens ou mato. Outra função das grevas era o aquecimento das pernas entre o tornozelo e o joelho onde se prendiam com um atilho. O aquecimento dessa zona do corpo é muito importante para a circulação em geral, aumentando a resistência às intempéries. Além dos soldados, sobretudo na 1ª guerra mundial, os caçadores também usavam grevas (Aquilino Ribeiro aparece em fotografias com grevas e caçadeira ao ombro). Os militares de patente superior calçavam antes botas de cano alto.

O soldado da imagem é do tempo da 1ª guerra. Talvez tivesse tirado o retrato para nos por a pensar sobre o funcionamento destas coisas ao lado de um coluna com begónias.

4 Comentários:

Às 4:55 PM , Blogger Alberto Oliveira disse...

Hoje, são mais as greves.

A pose-prosaica(?!) do militar na imagem fala por si.

 
Às 7:02 PM , Blogger António Ferra disse...

Mas, de facto, a origem de grevas é o termo francês "grève":


GRÈVE. n. f. Lieu uni et plat, couvert de gravier, de sable, le long de la mer ou d'une
grande rivière.

Vale a pena ver "Dictionnaire de L'Académie française", que eu acabo de espreitar na net via google. Ali pode ver-se também a relação com o nosso termo corrente greve, que "legível" associou. Crei eu que o termo pode vir daquela longa tira ao longo do mar.
Obrigado pelo comentário.
Apenas um pormenor interessante: eu considerei a imagem do militar mais poética do que prosaica. Mas isso prende-se com a nossa projecção. Tenho um post em que falo desta projectão face às imagens.

 
Às 8:32 PM , Blogger Unknown disse...

O meu pai que nasceu em 1906 usava grevas na caça. Eram, de facto, uma espécie de ligaduras destinadas a aquecer e a proteger as pernas da agressividade do frio e dos matos serranos, nomeadamente a carqueja, abundante nas serras da Beira.

 
Às 11:26 PM , Blogger António Ferra disse...

Obrigado pelo seu comentário. O meu pai, que nasceu em 1907, também chegou a usar grevas na caça. Eu era muito miúdo mas tenho uma vaga ideia. Mas lembro-me das grevas lá por casa, quando ele passou a usar polainas.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial