O Delphim
Ele é uma marioneta automanipulada.
O Delphim constrói a sua personagem e veste-se à sua maneira, porque sabe que assim é mais fácil interagir e contracenar com os bonecos que ele próprio constrói.
O Delphim usa uns suspensórios vermelhos como se fossem dois fios dos quais está suspenso (não é que ele também não seja manipulador, como somos todos um pouco, sobtretudo com os sentimentos)
O Delphim, às vezes, não se distingue dos bonecos que cria. Que sorte ele teve, quando, em miúdo, o pai o levou a ver os bonecos de Santo Aleixo! Aquilo ficou-lhe na cabeça e no coração. E mais tarde foi-se a eles. Mas se calhar nem era preciso ter visto aqueles bonecos, a bonecada acabaria por sair lá de dentro.
Acabei de ver a sua exposição na Escola Superior de Educação e fiquei cheio de vontade de falar com os bonecos, as suas extensões.
Ele está lá e fala com as pessoas, conta a história dos bonecos e das máscaras, de piolhos gigantes, cabeçudos e reis dorminhocos. Conta a história e as aventuras dos boncecos, como se fossem reais. E as histórias dos materiais, dos que utiliza e dos que já não há.
Que não lhe faltem bolas de ping-pong e a pasta do papel que desempenha.
1 Comentários:
Autêntico "SENHOR" dos bonecos.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial