domingo, maio 23, 2010

o livro e a capa



















capa de Luís Henriques


«Qualquer coisa espelha uma outra qualquer,
dois telhados antes do rio»

Margarida Ferra
Curso Intensivo de Jardinagem

sábado, maio 22, 2010

FIMFA LX10

quarta-feira, maio 19, 2010

O Delphim















Ele é uma marioneta automanipulada.

O Delphim constrói a sua personagem e veste-se à sua maneira, porque sabe que assim é mais fácil interagir e contracenar com os bonecos que ele próprio constrói.

O Delphim usa uns suspensórios vermelhos como se fossem dois fios dos quais está suspenso (não é que ele também não seja manipulador, como somos todos um pouco, sobtretudo com os sentimentos)

O Delphim, às vezes, não se distingue dos bonecos que cria. Que sorte ele teve, quando, em miúdo, o pai o levou a ver os bonecos de Santo Aleixo! Aquilo ficou-lhe na cabeça e no coração. E mais tarde foi-se a eles. Mas se calhar nem era preciso ter visto aqueles bonecos, a bonecada acabaria por sair lá de dentro.

Acabei de ver a sua exposição na Escola Superior de Educação e fiquei cheio de vontade de falar com os bonecos, as suas extensões.

Ele está lá e fala com as pessoas, conta a história dos bonecos e das máscaras, de piolhos gigantes, cabeçudos e reis dorminhocos. Conta a história e as aventuras dos boncecos, como se fossem reais. E as histórias dos materiais, dos que utiliza e dos que já não há.



















Que não lhe faltem bolas de ping-pong e a pasta do papel que desempenha.

sexta-feira, maio 14, 2010

UMURO